Centro de Estudos em Psicologia

Pesquisa:

Textos

Depressão Pós-Parto

Ballone GJ

  

Trata-se de um quadro que pode acometer de 10 a 15% das mulheres no pós-parto. 

 

A incidência da Depressão no pós-parto é elevada chegando a percentual de 10 a 15% nas mulheres que amamentam. O período de maior incidência está em torno dos primeiros dias do pós-parto, mas esses números são confusos quando se tenta estabelecer diferenças entre Tristeza Materna (Maternity Blues), Depressão Pós-Parto e recorrência de Transtornos Bipolar no puerpério.

 

A Psicose Puerperal é um quadro delirante, freqüentemente alucinatório, grave e agudo que aparece do segundo dia a 3 meses depois do parto. Atualmente se observa no CID.10 (Classificação Internacional de Doenças) uma tendência à considerá-la, juntamente com a Depressão Pós-parto, como um tipo de Transtorno do Humor, iniciada ou precipitada pelo puerpério (período pós-parto).

 

É prático dividir as alterações psíquicas mais comuns do puerpério em três tipos; a Tristeza Materna (Maternity Blues), a Psicose Puerperal e a Depressão Pós-parto (Cutrona, 1982). A Tristeza Materna atinge até dois terços das puérperas, desenvolve-se nos 10 primeiros dias de pós-parto e se caracteriza por irritabilidade, depressão, labilidade do humor, choro fácil e indisposição.

 

Sua diferença com Depressão Pós-parto, apesar de não ser bem esclarecida pelos autores, parece ater-se ao grau de severidade e à evolução, bem menor e mais breve (Hapgood, 1988). Nossa opinião pessoal não é assim, e o curso e época de maior incidência entre esses dois quadros parecem ser muito diferentes.

 

Estudos epidemiológicos têm estimado que mais de 80% das mulheres em idade reprodutiva, de modo geral, experimenta algum sintoma de humor deprimido. A Tristeza Materna (Blues), por sua vez, apresenta uma prevalência de 25 a 85%, dependendo do critério diagnóstico utilizado.

 

Os sintomas desta síndrome se iniciam logo nos primeiros dias do pós-parto, diminuindo pelo décimo quinto dia e se resolvendo logo depois. Uma das características de diagnóstico para Tristeza Materna é que seus sintomas característicos não devem ser considerados suficientes para causar sérios danos para o funcionamento da mulher. E isso é diferente da Depressão Pós-parto. Em algumas mulheres, no entanto, o transtorno inicialmente tido como Tristeza Materna persiste, evoluindo para um quadro mais grave de Depressão Pós-parto.

 

Entre os quadros de depressão iniciada no puerpério (Tristeza Materna, Depressão Pós-parto, Episódio Depressivo Grave), aquela com características de um Episódio de Depressão Maior apresenta uma prevalência entre 10 e 20%, considerando as mulheres que apresentam sintomas nas primeiras semanas depois do parto. Os casos mais leves duram em torno de 30 dias, e se resolvem espontaneamente, e os mais graves persistem até por dois anos. Os critérios são os mesmos para um episódio de depressão maior, com uma predominância de sintomas disfóricos.

 

Outro estudo realizado por Wisner & Wheeler (1994), foi observado que a depressão iniciada no puerpério ocorre em 10 a 15% nas mulheres, coincidindo com o estudo de M. W. O Hara, realizado em 1986. Os estudos sobre os transtornos emocionais da gravidez e puerpério, originados quase exclusivamente nos Estados Unidos e Europa ocidental mostram que 10 a 15% das mães se deprimem no puerpério (veja artigo do III Fórum Paulista de Psiquiatria na coluna ao lado).

 

Hearn (1998) também verificou os mesmos números em relação à incidência de Depressão Pós-parto, entre 15 e 20% de todas as parturientes, entretanto, ele acha que essa incidência que pode ser bem maior, considerando que boa parte das pacientes não procuram ajuda para esse problema afetivo ou prefere se utilizar da totalidade dos cuidados médicos para os bebês e não para si mesmas.

 

O foco desse trabalho é a Depressão Pós-parto, um distúrbio do humor de grau moderado a severo, clinicamente semelhante ao Episódio Depressivo, tal como descrito no DSM.IV (Classificação de Doenças Mentais da Associação Norteamericana de Psiquiatria) e no CID.10, com início dentro de seis semana depois do parto. O assunto da classificação da Depressão Pós-parto ainda não está definitivamente estabelecido. Sob o código F53.0 o CID.10 considera a Depressão Pós-Natal incluída no Transtorno Mental e de Comportamento Associado ao Puerpério e não classificado em outro local.

 

Utilizando a escala de Edinburgh (Edinburgh Postnatal Depression Scale - EPNDS) Terry (1996) pesquisou alterações emocionais em 3 períodos da gravidez e parto: no último trimestre da gravidez, nas quatro primeiras semanas e no quinto mês depois do parto. Sintomas depressivos foram mais proeminentes no primeiro período, ou seja, no último trimestre de gestação, nas quatro primeiras semanas depois do parto prevaleceram os sintomas de estresse e, no quinto mês de pós-parto, novamente evidenciaram-se sintomas depressivos. Assim sendo, podemos considerar que, embora a Depressão Pós-parto seja detectada entre a sexta e oitava semana depois do parto, ela tende a persistir por um período mais longo.

 

De modo geral, segundo Machado (1997), entre os autores tem sido mais ou menos uniforme a incidência de 11,8 a 19,8% para a Depressão Pós-parto. A maioria dos trabalhos recentes baseia seu diagnóstico na escala de Edingurgh, considerando-se positivo os casos com escores acima de 13 pontos. Essa incidência tende a diminuir mais tardiamente, e entre 14 e 30 semanas depois do parto o número cai a 10,28% para os quadros de ansiedade e a 7,48% para depressão (Stuart, 1998).

 

Fatores Predisponentes e Fisiopatológicos

São investigadas, recentemente, as relações entre alterações de humor pré-menstrual (Tensão Pré-menstrual - TPM) e a ocorrência de Depressão Pós-parto. Numa amostragem de 1.329 puérperas submetidas ao testes Zung s Self-rating Depression Scale (SDS) para detecção de Depressão Pós-parto em 6 períodos diferentes (no início, no meio e no final da gravidez, no quinto dia, com um mês e seis meses depois do parto), Sugawara (1997) constatou que a mulher com sintomas emocionais pré-menstruais antes da gravidez é mais propensa a desenvolver Depressão Pós-parto.

 

Desde a década passada estudos vêm mostrando uma forte correlação entre história prévia de transtornos afetivos, antes ou durante a gravidez, e Depressão Pós-parto (Atkinson, 1984; Cutrona, 1986; Gotlib, 1991; Graff, 1991; Logsdon., 1994; O Hara, 1983, 1983; Whiffen, 1988, 1993). O Hara et cols. (1984) encontraram 21% de Depressão Pós-parto em pacientes que haviam apresentado sintomas depressivos durante a gravidez. Há estudos apontando em 60% a incidência de Depressão Pós-parto entre mulheres que haviam se submetido a tratamento prévio para algum transtorno afetivo, em comparação a apenas 3% entre mulheres sem história prévia de transtorno afetivo (Gotlib s, 1993).

 

As condições existenciais e vivenciais nas quais se dá a gravidez podem influenciar a ocorrência da Depressão Pós-parto. Foi de 23% a incidência desse transtorno em parturientes adolescentes, enquanto para pacientes adultas foi de apenas 11,9% (Piyasil, 1998). Também é maior a incidência de Depressão Pós-parto em pacientes que experimentam dificuldades adaptativas à gestação (Sugawara, 1997), como por exemplo, nos casos de gravidez não desejada, gravidez contrária à vontade do pai, situação civil irregular, gravidez repudiada por familiares, carência social e outros fatores capazes de desestabilizar emocionalmente a relação entre a paciente e sua gravidez.

 

Faixas etárias mais baixas da gestante também se relacionam com maior probabilidade de desenvolver-se Depressão Pós-parto. A incidência em parturientes mais adolescentes foi de 23%, enquanto para pacientes adultas foi de apenas 11,9%. 

 

Embora não se possa atribuir, com certeza, um aspecto causal entre disfunção tereoideana e Depressão Pós-parto, esta relação pode existir em pequeno número de casos. Pop e cols. (1991) encontraram 7% de disfunção tireoideana num grupo de 293 puérperas e, entre esse grupo, 21% apresentava transtorno depressivo.

 

Há também evidências sobre um aumento da incidência de Depressão Pós-parto em primigestas com mais de 30 anos de idade (Kumar, 1984), entretanto, questiona-se se esse achado não estaria relacionado à maior incidência, também, de depressão nas mulheres mais velhas em geral.

 

Base do Tratamento

O tratamento médico da Depressão Pós-parto deve envolver, no mínimo, três tipos de cuidados: ginecológico, psiquiátrico e psicológico. Além da preocupação médica com o problema, são muito relevantes os cuidados sociais, comumente envolvidos com o desenvolvimento da depressão no período puerperal. Autores enfatizam a necessidade para o tratamento da Depressão Pós-parto, não apenas objetivando a qualidade de vida da mãe mas, sobretudo, prevenindo distúrbios no desenvolvimento do bebê e preservando um bom nível de relacionamento conjugal e familiar (Pritshard, 1996, Nonacs, 1998).

 

Embora alguns clínicos ainda defendam o uso de progesterona no pós-parto, com finalidades curativas ou preventivas para a Depressão Pós-parto, tal conduta tem sido controvertida. O trabalho de Harris (1996) aponta para uma não correlação entre níveis desse hormônio e alterações do humor pós-parto. Ele mostra sim, a associação do cortisol, diminuído precocemente no puerpério em pacientes que desenvolveram Depressão Pós-parto. Avaliação da função tereoideana deve ser enfatizada e eventuais necessidades de correção são extremamente relevantes.

 

Psiquiatricamente, o tratamento com antidepressivos tem indicação para os casos onde a depressão está comprometendo a função e o bem estar da mãe. Shou (1998), na Dinamarca, recomenda avaliar-se a relação custo-benefício do tratamento antidepressivo durante e depois da gravidez e considera-o de baixo risco. Atualmente muitos antidepressivos estão sendo estudados em relação à lactação e os Inibidores Seletivos da Recaptação da Serotonina (ISRS) foram os menos presentes no leite materno. Entre estes, a serotonina e paroxetina parecem as melhores alternativas (Háberg, 1997).

 

Trabalho de Wisner (1998), confirmando pesquisas anteriores, mostra que a expressiva maioria das crianças que se amamentam de mães lactantes que fazem uso terapêutico de sertralina tiveram níveis sangüíneos baixíssimos, tanto de sertralina (3 ng/ml) quanto de seu metabólito N-dimetilsertralina (6 ng/ml ou menos). Em relação ao uso de sertralina, paroxetina e fluvoxamina (todos ISRS) durante a gestação, Kulin e cols. (1998) concluíram não haver nenhum aumento de riscos teratogênicos para o feto nas doses terapêuticas habituais.

 

Entre os cuidados psicológicos para as pacientes com Depressão Pós-parto tem-se destacado muito o sucesso da abordagem cognitivo-comportamental, preferentemente em grupos de terapia. Meager (1996) refere a melhora do quadro depressivo detectado pelas escalas de Edinburgh para Depressão Pos-Natal, Inventário de Beck para Depressão e Profile of Mood States com esse tipo de terapia.

 

 

BIBLIOGRAFIA

1. Atkinson A K, Rickel A U - Postpartum depression in primiparous parents. Journal of Abnormal Psychology, 93(1), 115-119, 1984.

2. Cooper PJ; Murray L; Hooper R; - West The development and validation of a predictive index for postpartum depression - A Psychol Med, 1996 May, 26:3, 627-34

3. Cutrona C E - Nonpsychotic postpartum depression: A review of recent research. Clinical Psychology Review, 2(4), 487-503, 1982.

4. Cutrona C E, Troutman B R - Social support, infant temperament, and parenting self-efficacy: A mediational model of postpartum depression. Child Development, 57(6), 1507-1518, 1986.

5. Edward H H - The Functions of Postpartum Depression - presented at the Human Behavior and Evolution Society Annual Meeting, Northwestern University, Evanston, Illinois, June 1996

6. Gotlib I H, Whiffen V E, Wallace P M, Mount J H. - Prospective investigation of postpartum depression: Factors involved in onset and recovery. Journal of Abnormal Psychology, 100(2), 122-132, 1991.

7. Graff L A, Dyck D G, Schallow J R - Predicting postpartum depressive symptoms: A structural modelling analysis. Perceptual & Motor Skills, 73(3, Pt 2), 1137-1138, 1991.

8. Háberg M; Matheson I - Antidepressive agents and breast feeding - Tidsskr Nor LaegeforenNov, 117:27, 3952-5, 1997.

9. Hapgood C C, Elkind G S, Wright J J - Maternity blues: Phenomena and relationship to later post partum depression. Australian & New Zealand Journal of Psychiatry, 22(3), 299-306, 1988.

10. Harris B; Lovett L; Smith J; Read G; Walker R; Newcombe R - Cardiff puerperal mood and hormone study. III. Postnatal depression at 5 to 6 weeks postpartum, and its hormonal correlates across the peripartum period - Br J PsychiatryJun, 168:6, 739-44, 1996.

11. Hearn G; Iliff A; Jones I; Kirby A; Ormiston P; Parr P; Rout J; Wardman L - Postnatal depression in the community. - Br J Gen Pract, 1998 Mar, 48:428, 1064-6

12. Kulin NA; Pastuszak A; Sage SR; Schick Boschetto B; Spivey G; Feldkamp M; Ormond K; Matsui D; Stein Schechman AK; Cook L; Brochu J; Rieder M; Koren G - Pregnancy outcome following maternal use of the new selective serotonin reuptake inhibitors: a prospective controlled multicenter study - JAMA, 279:8, 609-10, 1998 Feb.

13. Kumar R, Robson K M - A prospective study of emotional disorders in childbearing women. British Journal of Psychiatry, 144, 35-47, 1984.

14. Logsdon M C, McBride A B, Birkimer J C - Social support and postpartum depression. Research in Nursing & Health, 17(6), 449-457, 1994.

15. Machado Ramírez F; García Serrano T; Moya Rüegg N; Bernabeu Sáez N; Cerdá Díaz R - Puerperal depression. Related factors - Aten Primaria, 1997 Sep, 20:4, 161-6

16. Meager I; Milgrom J Group treatment for postpartum depression: a pilot study - Aust N Z J Psychiatry 30:6, 852-60, 1996 Dec.

17. Nonacs R; Cohen LS - Postpartum mood disorders: diagnosis and treatment guidelines - J Clin Psychiatry, 59 Suppl 2:, 34-40, 1998.

18. O Hara M W, Neunaber D J, & Zekoski E M - Prospective study of postpartum depression: Prevalence, course, and predictive factors - Journal of Abnormal Psychology, 93(2), 158-171, 1984.

19. O Hara, M. W., Rehm, L. P., & Campbell, S. B. - Postpartum depression: A role for social network and life stress variables. Journal of Nervous & Mental Disease, 171(6), 336-341, 1983.

20. Piyasil V - Anxiety and depression in teenage mothers: a comparative study - J Med Assoc Thai, 1998 Feb, 81:2, 125-9

21. Pop, V. J., de Rooy, H. A., Vader, H. L., Van der Heide, D., & et al.. Postpartum thyroid dysfunction and depression in an unselected population. New England Journal of Medicine, 324(25), 1815-1816, 1991.

22. Pritchard DB; Harris B - Aspects of perinatal psychiatric illness - Br J PsychiatryNov, 169:5, 555-62, 1996.

23. Schou M - Treating recurrent affective disorders during and after pregnancy. What can be taken safely? - Drug Saf, 18:2, 143-52, 1998 Feb.

24. Stuart S; Couser G; Schilder K; OHara MW; Gorman L - Postpartum anxiety and depression: onset and comorbidity in a community sample - J Nerv Ment Dis, 1998 Jul, 186:7, 420-4

25. Sugawara M; Toda MA; Shima S; Mukai T; Sakakura K; Kitamura T - Premenstrual mood changes and maternal mental health in pregnancy and the postpartum period. - J Clin Psychol, 1997 Apr, 53:3, 225-32

26. Terry DJ; Mayocchi L; Hynes GJ - Depressive symptomatology in new mothers: a stress and coping perspective. - J Abnorm Psychol, 1996 May, 105:2, 220-31

27. Whiffen V E - Vulnerability to postpartum depression: A prospective multivariate study - Journal of Abnormal Psychology, 97(4), 467-474, 1988.

28. Whiffen V E, Gotlib I H - Comparison of postpartum and nonpostpartum depression: Clinical presentation, psychiatric history, and psychosocial functioning - Journal of Consulting & Clinical Psychology, 61(3), 485-494, 1993.

29. Wisner KL; Perel JM; Blumer J - Serum sertraline and N-desmethylsertraline levels in breast-feeding mother-infant pairs - Am J Psychiatry, 155:5, 690-2, 1998 May.

  

Fonte:www.psiqweb.med.br

Comentários


Voltar Home